Sobre a Galeria

A Galeria de Arte é um espaço público ou privado destinado a exposições temporárias e permanentes de obras de arte, aos seus visitantes. As galerias de arte pública são chamadas no Brasil de museus de arte. As galerias de arte privadas (ou simplesmente galerias de arte,) também expõem trabalhos. No entanto tem como alvo a comercialização e são a vitrine dos marchands d’art (negociantes de arte). As obras em geral são pinturas, esculturas, desenhos e fotografias. O principal sentido humano a ser utilizado é a visão. No entanto abordagens inovadoras exploram o tato, a audição e o olfato. Os espaços costumam garantir a durabilidade e a segurança, bem como a adequada apreciação do espectador, tomando cuidados com posição, harmonia e composição, iluminação, possibilidade de distanciamento e circulação. As galerias de arte normalmente são abertas ao público, porém algumas são semi privadas, mais exclusivas e visitáveis somente mediante agendamento. Os curadores são os profissionais que selecionam e organizam um conjunto de obras a serem expostas a partir de critérios tais como de tema, tendência, ou características dos autores. É possível expor trabalhos no espaço físico da própria galeria, em showrooms temporários ou pela internet.

A internet permitiu a criação de espaços virtuais e as galerias de arte virtuais suprimindo com isto as barreiras geográficas e permitindo a redução dos custos operacionais e a redução das necessidades de intermediação. A exposição e a compra das obras de arte de um artista exercem papel fundamental na sua validação. A compra é provavelmente mais potente como sinal de reconhecimento do que uma crítica favorável ou o aval de alguma organização.

Uma galeria de arte não só expõe trabalhos e os comercializa como também promove os artistas a ela vinculados. Prospectos, folhetos e catálogos sobre obras e artistas podem ser editados pela galeria interessada. As galerias de arte privadas tem grande interesse comercial em promover e aumentar a visibilidade e a reputação dos artistas a ela vinculados, como também de formar uma rede de contatos profissionais e comerciais. Por outro lado, as galerias de arte desempenham tradicionalmente um papel fundamental no futuro profissional de seus artistas. As maiores costumam participar de exposições nacionais e internacionais. As galerias de arte podem se dedicar à comercialização de cópias, dentre outras de pinturas, esculturas, fotografias, litografias ou gravuras. Tal prática permite maior divulgação e atinge um público maior, graças a preços mais acessíveis que as obras originais.

O galerista, também denominado marchand d’art, atua como intermediário entre os artistas e os compradores e efetua vendas em âmbito nacional e internacional. Ele ou seus funcionários aconselham o potencial comprador tendo em vista o acervo disponível. Frequentemente são detentores de larga experiência e conhecimento aprofundado da arte. Em eventos, quer sejam reuniões, palestras ou exposições de arte, convidam um público seleto tal como de críticos, profissionais da comunicação, investidores e colecionadores. Para a publicidade, o currículo (portfólio) do artista e o folder da exposição são providenciados. Financiam projetos específicos para dentre outros fins, contratar especialistas, auxiliares, indústrias e fundições para a execução de obras de grandes dimensões ou complexas. As galerias de arte podem também ser geridas pelos seus próprios artistas.

A vinculação entre o artista e a galeria ou o marchand pode ocorrer de vários modos. Compra e revenda, comissões, divisão de receitas e despesas, contratos parciais ou de exclusividade. Os direitos de produção de novos trabalhos e de reprodução, nos termos da lei, permanecem com o autor.

As obras disponíveis em uma galeria de arte privada podem provir de uma consignação: O artista disponibiliza a obra para a galeria, recebendo um percentual a título de comissão no caso de venda. Podem também ser obras do estoque, adquiridas ou oriundas de escambo: a galeria de arte executa serviços de interesse do artista e em troca recebe obras de arte.

Os preços de venda são definidos a critério do marchand d’art e do artista.

Paul F. Milcent. Em 29/05/2016.

0

Seus Produtos

Quantity: 0 Items: 0
The Cart is Empty
No Product in the Cart!
× Agendamento Presencial