Valor de Obra de Arte

Procurando abstrair da subjetividade básica, os fatores que afetam o preço de uma obra de arte seriam:

O preço dos materiais relacionados com a obra de arte. Um trabalho em ouro, em mármore, em bronze ou ainda outro, de grandes dimensões, construtivamente complexo, é valorizado. No entanto o valor da obra costuma ser muitas vezes maior do que o valor dos materiais ou dos serviços de engenharia envolvidos.

Sua durabilidade e estado de conservação. A durabilidade de uma obra de arte é medida por quanto tempo consegue exibir adequadamente aquilo que foi originalmente representado pelo artista. Tintas desbotam, camadas de tinta fraturam e se soltam de suportes, suportes apodrecem, metais enferrujam. Uma obra sofre forte depreciação caso deteriorada ou mal restaurada.

Quantidade. Uma peça em bronze, reproduzida inúmeras vezes pelo uso do mesmo molde terá valor inferior a uma peça em bronze única. Uma gravura oriunda de uma tiragem de 50 cópias valerá mais que se for oriunda de uma tiragem de 300 cópias ou com um número desconhecido de reproduções.

Similitude. Obras muito parecidas umas com outras terão teoricamente valor menor do que obras distintas.

Reprodutibilidade. Obras de cópia mais difícil são idealmente mais valiosas do que as de fácil reprodução.

Tempo para execução. Nos tempos atuais, algumas vezes tem efeito inverso no preço.

A estética. O fato de uma determinada obra de arte agradar ou não e o interesse em usufruir deste prazer a qualquer tempo e cotidianamente é o fator de máxima e fundamental importância com respeito ao seu valor real. É o componente relacionado diretamente à conceituação de arte. O que justifica seu consumo e perenidade numa visão antropológica.

Evolução e ciclicidade dos gostos. Conforme as características culturais do meio, uma obra pode ter muito ou nenhum valor. Como a cultura se transforma, a sensibilidade estética também o faz. Além disto, estilos artísticos ao longo da história da humanidade surgem, se tornam extremamente valorizados, entram em ostracismo ou mesmo são demonizados e depois ressurgem novamente muito apreciados. Como exemplo, o realismo clássico é um importante movimento pós contemporâneo. A arte segue as leis da evolução. Os artistas por inerência estão continuamente a criar. Os estilos consumidos pelo público e reproduzidos por outros artistas sobrevivem. Os demais entram em extinção.

Localização. O local considerado é relevante, pois se relaciona às características culturais. Frans Post e Jean-Baptiste Debret são pintores pouco significativos na Europa, porém muito valorizados no Brasil, pois suas obras retratam paisagens brasileiras de importância histórica. Estilos arquitetônicos podem ser apreciados num país e noutro não.

Habilidade decorativa. Entende-se aqui como a capacidade de uma de obra em transferir prazer estético ao ambiente onde se encontra.

Fatores interpessoais. Tais fatores relacionam-se com o autor da obra. Obviamente a assinatura de quem quer que seja em um trabalho artístico, em nada afeta sua qualidade estética. São frequentes os casos em que obras supervalorizadas supostamente atribuídas a grandes mestres, percam quase que totalmente seu valor monetário quando se constata terem sido produzidas por outro artista. Obras de notável valor estético podem ser adquiridas a preços muito reduzidos simplesmente pelo fato que se desconhece sua autoria. Nestes casos também o volume da oferta afeta os preços.

Em síntese o real valor de uma obra de arte está intimamente ligado à própria definição de arte. À capacidade do trabalho afetar favoravelmente os sentidos estéticos do indivíduo.

Paul F. Milcent. Em 20/05/2017. Reeditado em 18/01/18

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